segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Aprendizes de chef


Fotos: Andrea Marques/Fotonauta

A criançada – e a, digamos, bebêzada – do Rio de Janeiro pode dar os primeiros passos na arte culinária nas divertidas aulas do Ateliê de Ideias. Nas classes para bebês (6 meses a 2 anos), eles aprendem a comer experimentando novos sabores e sentindo os alimentos com as próprias mãos. Já no curso Culinária para Crianças (3 a 11 anos), as aulas compreendem desde a história dos alimentos, passando por visitas a feiras e supermercados, até a execução de um prato. A ideia é que as crianças aprendam a experimentar novidades, a trabalhar em equipe e a seguir regras de segurança e higiene na cozinha, além de desenvolver a coordenação motora (picar, enrolar, cortar, amassar e descascar).



As matérias ensinadas na escola também estão inseridas nas aulas de culinária do Ateliê das Ideias: matemática (adição, divisão, fração, medidas), história (origem da receita, hábitos alimentares de cada região e seus aspectos culturais), geografia (tipos de solos e clima, receitas típicas), ciências (estados físicos da matéria – gasoso, líquido e sólido, processos de fermentação e fervura) e artes plásticas (pinturas e fotografias que retratam os alimentos).



Vai lá: Rua Viúva Lacerda 95, Humaitá, Rio de Janeiro. Telefone para informações: (21) 2535-6181 ou 7862-7810. www.ateliedasideias.com.br.

Um comentário: