sexta-feira, 11 de março de 2011

30 anos do Menino Maluquinho

Trinta anos se passaram desde o lançamento de O Menino Maluquinho, um dos livros mais importantes e bonitos da literatura infanto-juvenil brasileira, escrito pelo cartunista e escritor mineiro Ziraldo. Assim como no livro, o personagem cresceu. Mas o que aconteceu nesses anos todos? Por que ele não foi esquecido, mesmo com uma infância tão diferente das crianças de hoje?


Caio Tozzi e Pedro Ferrarini, responsáveis pela produtora Vila Filmes, resolveram entender esse processo e criaram o documentário Ele Era Um Menino Feliz - O Menino Maluquinho, 30 Anos Depois, um média-metragem de 30 minutos. A ideia era não só avaliar a importância do personagem, como também homenagear seu criador, que já havia sido objeto de estudo do trabalho de conclusão de curso de Tozzi.



Para narrar essa história cheia de travessuras e muita inocência, os diretores foram à Bienal do Livro de 2011 conversar com os pequenos e seus acompanhantes adultos para entender suas relações com o menino da panela na cabeça e se depararam com uma fila gigantesca na sessão de autógrafos de Ziraldo. E, claro, contar a história do garoto por meio de suas palavras.

O filme deve começar a rodar os festivais de cinema do país nos próximos meses. Assista abaixo ao trailer do documentário:




Making of:



Fontes: Vírgula e blog do Caio Tozzi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário