segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sustentabilidade na moda e arquitetura

Cada vez mais ouvimos falar de projetos de construções ecológicas. A busca por um desenvolvimento sustentável, que alia a preservação ambiental ao lucro, tem norteado a economia contemporânea. As chamadas lojas verdes têm se multiplicado mundo afora. A loja ECO Moda para Crianças, em Florianópolis, é um exemplo disso.


Desenvolvido pela arquiteta Carine Nath, do escritório de arquitetura Ecodhome, especializado em projetos e consultoria na área da construção sustentável e ecológica, o projeto da loja previu o uso de bambu e madeira de demolição, a utilização de tintas e acabamentos com materiais de baixa emissividade de componentes tóxicos, além de uma iluminação calcudada de baixo consumo (Led, lâmpadas econômicas, entre outras alternativas eficientes). Esses cuidados fazem com que a ECO tenha reaproveitamento passivo dos recursos naturais, eficiência energética, gestão e economia da água, gestão dos resíduos na edificação, controle da qualidade do ar e ambiente interior, conforto termo-acústico e uso de produtos e tecnologias ambientalmente amigáveis.


A preocupação com o meio ambiente vai além: as roupas, brinquedos e acessórios vendidos na loja são produzidos com materiais reciclados ou por empresas socialmente responsáveis. A escolha por fornecedores locais e nacionais contribui para diminuir os impactos da emissão de gás carbônico no transporte das mercadorias.


"Sustentabilidade é fazer hoje para ter impactos menores no futuro", como afirma a empresária e consultora em sustentabilidade Andreia Rosa de Amorim.  ;)

Assista à reportagem sobre a ECO.

Vai lá: ECO Moda para Crianças - R. Des. Pedro Silveira, 2649 - Coqueiros, Floriaópolis-SC. (48) 3028 6011.
Por Paula Albuquerque

Um comentário:

  1. Olá paula e demais blogueiros e blogueiras! Realmente a ECO tem toda preocupação em oferecer um presente e um futuro mais ecológico, socialmente justo e economicamente viável para a nova geração de pais e filhos. Na ECO temos produtos para todos os gostos, pois trabalhamos com dois grupos de produtos: os ecológicos onde a matéria prima é ecológica e os produtos tradicionais de marcas que tem responsabilidade social e ambiental. Convidamos a todos para fazerem parte do Mundo ECO!!

    ResponderExcluir