quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Pequeno Leitor

O site O Pequeno Leitor é uma das iniciativas mais bacanas de incentivo à leitura e à criatividade das crianças que conhecemos nos últimos tempos. No portal há histórias animadas para ler, ouvir, inventar e compartilhar com os amigos, além de jogos de interpretação de textos e brincadeiras para enriquecer o vocabulário, transformando o ato de ler em algo prazeroso, instigante e criativo. O site tem um layout colorido e super fácil de navegar, e as histórias têm ótimas ilustrações e efeitos sonoros.


O pequeno leitor pode também ser um pequeno autor: para isso, o site disponibiliza um tema e quatro imagens para a criação da história. Lendo, guardando ou inventando histórias, ele ganha pontos que podem ser trocados por algumas "tranqueiras" do site - uma coleção de animais, chapéus, índios, insetos e outras coisas divertidas.

Você cadastra seu pequeno leitor para inventar e colecionar histórias e palavras, ganhar brindes e fazer amigos. E o mais legal: para isso, vocês criam um personagem escolhendo corpinho, cor da pele, formato dos olhos, roupas e acessórios (esta ali ao lado sou eu, na versão pequena leitora). Depois disso, é só escolher o amigo imaginário de seu pequeno leitor e dar um nome para ele, que será o companheiro e ajudante em todas as aventuras pelo site.


Criado pela publicitária Stela Greco Loducca, O Pequeno Leitor procura estimular o gosto pela leitura em crianças em idade de alfabetização. Stela havia desenvolvido anteriormente um projeto social de incentivo à leitura na comunidade do Jaguaré, região oeste da cidade de São Paulo, e percebeu na prática como a falta de estímulo pode afetar o potencial de aprendizado nas crianças. “Era muito triste ver como as crianças de 10 anos eram limitadas para escrever. A dificuldade já começava na hora de recontar uma história simples”, conta.

Essa situação era mais impactante quando ela comparava com a realidade que tinha em casa, com seu filho de 5 anos na época, que sempre havia sido estimulado a ler e se expressar. “Percebi a diferença gritante que um estímulo pode fazer. Quando me deparei com as dificuldades das crianças da comunidade, resolvi unir minha experiência como redatora publicitária em favor da leitura. Se a criança não for incentivada a ler desde cedo, não formaremos seres capazes de compreender o mundo a sua volta, com capacidade crítica reflexiva e, consequentemente, com pouca capacidade para lutar por ele”, diz Stela.

Vai lá: O Pequeno Leitor
Vai lá também: no blog do Pequeno Leitor, Stela Loducca dá ótimas dicas de livros para os pequenos.
Bom passeio e boas leituras!
Por Paula Albuquerque

2 comentários:

  1. execelente iniciativa mesmo!
    é muito importante incentivar a leitura para os pequenos :)
    obrigada pela dica! beijinhos

    ResponderExcluir