sexta-feira, 3 de junho de 2011

Virada Sustentável: dias 4 e 5 de junho

Com centenas de atrações espalhadas por mais de 60 espaços e parques da cidade, São Paulo receberá nos dias 4 e 5 de junho a primeira edição da Virada Sustentável, que tem o objetivo de ampliar a informação sobre sustentabilidade para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de comunicação e transformação.


Logo após a abertura, que ocorre no sábado às 8h com atividades de yoga e meditação nos parques, a capital paulista será tomada por diversas atrações, como exposições, filmes, oficinas, workshops, peças e shows de música, sempre com conteúdo ligado aos temas da sustentabilidade. Meio ambiente, biodiversidade, direitos humanos, mudanças climáticas, mobilidade urbana, lixo e qualidade de vida serão alguns dos temas das atividades. Todas as atrações são gratuitas. No primeiro dia, as atividades acontecem das 8h às 24h. No domingo, as atrações iniciam novamente às 8h e terminam às 20h.

Para o público infantil, destacamos algumas atrações:

Turma do Cocoricó:
Exibição do DVD Cocoricó: Sabendo Usar Não Vai Faltar, uma parceria da Cultura Marcas com a Paramount Home Entertainment, que conta com cinco episódios – Sabendo Usar Não Vai Faltar, O Rio Cocoricó, Cadê o Lixeiro, Vamos Economizar e O Mostro do Apagão -, em que a Turminha da Fazenda manda seu recado para os pequenos sobre a importância de cuidar do nosso planeta. Os personagens do Cocoricó Júlio e Alípio (bonecos fantasia) estarão na Livraria Cultura do Conjunto Nacional e do Bourbon Shopping para tirar fotos com a criançada.


Sábado (4/6), às 11h
Tema: “Cocoricó: Sabendo Usar Não Vai Faltar”
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Setor infantil
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Presença dos personagens Júlio e Alípio (bonecos fantasia) na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Sábado (4), às 15h e 17h
Tema: “Cocoricó: Sabendo Usar Não Vai Faltar”
Local: Biblioteca de São Paulo
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Pq. da Juventude
Exibição do DVD Cocoricó: Sabendo Usar Não Vai Faltar

Domingo (5), às 15h
Tema: “Cocoricó: Sabendo Usar Não Vai Faltar”
Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping - setor Infantil e Térreo
Endereço: R. Turiassu, 2100 - Perdizes
Presença dos personagens Júlio e Alípio (bonecos fantasia) na Livraria Cultura do Bourbon Shopping

Domingo (5), às 17h
Tema: “Cocoricó: Sabendo Usar Não Vai Faltar”
Local: Biblioteca de São Paulo
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Pq. da Juventude
Exibição do DVD Cocoricó: Sabendo Usar Não Vai Faltar

Domingo (5) – três exibições - entre 9h e 17h30
Tema: “Cocoricó: Sabendo Usar Não Vai Faltar”
Local: Catavento Cultural
Endereço: Parque Dom Pedro II – Centro
Exibição do DVD Cocoricó: Sabendo Usar Não Vai Faltar

Espaço Eco Criança
O Espaço Eco Criança, patrocinado pelo Grupo Pão de Açúcar, estará localizado no Parque do Ibirapuera nos dias 4 e 5, das 9h às 17h, com programação voltada a crianças de 4 e 10 anos de idade, tais como:


- Ecoficina de Arte Sucata: com criatividade e alguma técnica, o público aprende a fazer reciclagem com sucata. Produção de brinquedos, entre eles, bibouquê, telefone sem fio, peteca, flor em papel crepon, jogo de dama e jogo da velha. Além da produção de fantoches utilizando sucatas diversas.

- Brinquedoteca  Ecológica: Serão contadas histórias com o tema meio ambiente e as crianças as interpretarão vestindo fantasias, acessórios e enfeites feitos com pedaços de PET, anéis de lata de refrigerantes, jornais e revistas.
                                     
- Pintura facial da Natureza: Divertidas pinturas de elementos da natureza, como árvore, borboleta, leão, entre outros nos rostos das crianças.

- Salão de Jogos: Jogo da coleta seletiva, lixo legal, xadrez, dama, dominó, tapa certo, segure se puder, futebol de botão e jogo da velha, entre outros. Alguns dos jogos utilizados serão confeccionados com material reciclado. A criançada também se divertirá com atividades lúdicas de educação para o consumo.

Na Pista Certa
Desenvolvido pela Fundación Mapfre, Na Pista Certa é um programa de vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante, onde monitores treinados apresentam às crianças conteúdos de segurança viária e valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente. As sessões têm duração de 1h30. No Parque Villa-Lobos (Ilha Musical l Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Portão 2 - Alto dos Pinheiros), dia 04, das 9h às 16h30.

Oficina Viva para crianças
Oficina sobre alimentação infantil para crianças de todas as idades. Algumas receitas que serão preparadas e degustadas pelos participantes: - Leite de sementes: receita básica para preparar leites vegetais, iogurtes e queijinhos; docinhos e tortas preparados sem aquecimento ou açúcar. No Parque Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca), dia 04, das 9h às 11h.

Confira mais atrações para as crianças aqui. Programação completa disponível no site da Virada Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário