quinta-feira, 21 de julho de 2011

Samburá de Lendas, com estampas da Green

A Green, uma das principais marcas de moda infantil do país, se inspirou na região Norte para criar estampas que trazem influência da fauna, flora, folclore e etnia para sua Coleção Verão 2012. As referências são tão significativas que se desdobraram no livro “Samburá de Lendas”, de autoria de Blandina Franco e José Carlos Lollo.


Os autores infantis se inspiraram nas estampas da coleção da Green para desenvolver a obra, que conta a história de um menino pescador que tem seu peixe roubado e, ao procurá-lo em plena Floresta Amazônica, se depara com personagens das principais lendas do Norte.

Nesta grande aventura, as estampas da Green servem como pano de fundo para as ilustrações de Lollo. Blandina apresenta em rimas personagens folclóricos ricos e pouco conhecidos pelo público, mas que simbolizam a cultura e magia desta região:o  Anhangá, espírito mal que vive na floresta e gosta de assustar caçadores; a Onça Boi, uma onça pintada com patas de boi e que caça homens; o Capelobo, um animal fantástico que tem corpo igual ao de um homem, focinho de anta e pés em formato de fundo de garrafa; o Boto, os Bois Garantido e Caprichoso, além do Curupira, são alguns dos personagens lendários do Norte que participam desta divertida história.


Sobre os autores
Blandia Franco escreve para crianças de todas as idades e é estudiosa do folclore brasileiro, além disso, faz bordados e cria bonecos. O ilustrador Jose Carlos Lollo trabalha com técnicas que incluem desenho, pintura em aquarela, dobradras e colagens. Lollo já lançou obras com autoras renomadas da litetura brasileira, como Ana Maria Machado e Adriana Falcão. Antes de “Samburá de Lendas”, Lollo e Blandia já lançaram em parceria os livros “Quem soltou o Pum?” e “Grande Pequeno”, que se tornaram sucessos na literatura infantil.
Por Paula Albuquerque

Um comentário:

  1. Fico muito feliz por você ter gostado do livro. Ele ficou realmente muito divertido e foi um prazer desenvolver esse trabalho, mas preciso dizer que, embora eu seja uma leitora e apreciadora de nossas lendas, eu não sou uma pesquisadora do folclore. Sou apenas uma autora de livros infantis que gosta de lendas, mitologia, contos de fadas e de todo o imaginário infantil.
    Um beijo e obrigada
    Blandina Franco

    ResponderExcluir