Conheci esta semana a escritora e ilustradora paulista Lúcia Hiratsuka num curso sobre 'Narrativas do livro ilustrado', ministrado por ela na Barca dos Livros, em Florianópolis, onde moro. Achei que deveria compartilhar com vocês um pouco de seu universo tão bonito e delicado.
Formada em Artes Plásticas, Lúcia Hiratsuka pesquisou sobre os livros ilustrados na Universidade de Educação de Fukuoka no Japão. Escreveu e ilustrou dezenas de livros, principalmente usando a técnica da aquarela e do sumiê, muitos deles voltados para a pesquisa de mitos e lendas do Japão, como Os livros de Sayuri, Histórias tecidas em seda e Histórias de Mukashi. Muitas dessas histórias Lúcia ouvia na infância pela voz da avó, hoje com 104 anos.
No seu site, ela conta: "Aprendi a ler com meu avô. Os livros lá de casa eram, em sua maioria, escritos em japonês e conheci também alguns ehons, livros com ilustração. E acho que foi a partir desses livros que nasceu o meu desejo de escrever e ilustrar. Na época, nem sabia que existia essa profissão, apenas sonhava um dia trabalhar com desenhos."
Alguns trabalhos em sumiê:
Recomendo o passeio por seu site, onde você pode conhecer um pouco mais sobre seu universo poético.
Por Paula Albuquerque
Paula, adorei conhecer você e o Fábio. Vocês produziram coisas lindas.
ResponderExcluirE obrigada por esse destaque no seu espaço.
Um beijo grande
Lúcia
Destaque merecido, Lúcia. Seu trabalho tem tudo a ver com o que a n.magazine se propõe a mostrar: um universo infantil rico em beleza, delicadeza e aprendizados. ;)
ResponderExcluirque maravilhoso esse trabalho!
ResponderExcluiradoro o blog da n, sempre dando dicas lindas pra crianças e adultos!
Adoro o trabalho da Lúcia! É de uma delicadez ímpar. Parabéns pelo post. Beijocas
ResponderExcluirRonize Aline
odonodalua.ronizealine.eti.br