segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lançamento do documentário do Projeto Oficina de Cinema/Hospital Pequeno Príncipe


As crianças e adolescentes internados no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, produziram um documentário sobre a vida dentro do hospital, desde a rotina do tratamento e dos seus familiares até a convivência com outros pacientes e funcionários. A obra é a etapa final do Projeto Oficina de Cinema, desenvolvido por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e patrocinada pelas empresas Ciferal e Omini Financeira. O lançamento deste documentário acontece amanhã na Cinemateca de Curitiba, às 19h. Abaixo um teaser do trabalho:




O trabalho, que iniciou em abril deste ano, foi desenvolvido pela ONG Projeto Olho Vivo e teve como foco, além do ensino das técnicas e linguagem do cinema, o estímulo aos jovens para que olhem e reflitam sobre a realidade particular do local onde estão inseridos. “Acreditamos que este é um caminho válido para o desenvolvimento de um olhar crítico e sensível do indivíduo, num momento da vida em que estes jovens estão expostos a uma realidade diferente”, afirma Luciano Coelho, coordenador.

Durante as oficinas, os pacientes receberam conceitos sobre composição de um filme, incluindo aspectos técnicos e teóricos. A linguagem cinematográfica, a elaboração de roteiro, o manuseio de câmera e a edição foram alguns dos tópicos privilegiados. Além disso, foram apresentados autores referência, dramaturgos e cineastas.

Até o momento, a Oficina de Cinema teve a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre pacientes e familiares. Segundo a supervisora do setor de Educação e Cultura do hospital, Maria Gloss, experimentar outras linguagens é uma oportunidade de ampliar horizontes e possibilidades de quem está internado. “Neste projeto, em especial, percebemos que as crianças chegam com o olho brilhando diante de uma linguagem nova e todo o encantamento, magia e descoberta que o cinema proporciona”, declara.


Por Paula Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário