quarta-feira, 30 de março de 2011

O menino que mordeu Picasso

Pablo Picasso é conhecido por muitos como um dos maiores e mais revolucionários artistas de todos os tempos. Um expoente da arte moderna. Ele é mesmo tudo isso, mas, para Tony, era o amigo de infância que sempre visitava a casa de seus pais.

Filho da fotojornalista Lee Miller com o pintor surrealista Roland Penrose, o garoto inglês Antony Penrose guardou de eventos na casa dos pais uma recordação que virou livro de título autoexplicativo: O Menino Que Mordeu Picasso. Ilustrado com obras do espanhol feitas para o menino e fotos deles juntos, o livro inclui lembranças sobre o artista que “cheirava a perfume francês” e cujo paletó de tweed “pinicava”.



Os dois gostavam de brincar com os animais e colocar máscaras, ainda que não fosse carnaval. Nestas visitas, o menino viu o artista esculpindo com restos de objetos, pintando retratos de sua mãe; ouviu falar dos filhos de Picasso e dos quadros que pintou deles; e ganhou presentes do próprio, como uma pequena escultura em madeira e um desenho, num dia em que estava muito triste porque não gostava da nova escola.

O livro é o registro destas divertidas memórias que, anos mais tarde, o menino Tony se esforçou em reavivar. Em 2011, quando se comemorariam os 120 anos de Picasso, ele pode se tornar seu amigo também

O Menino Que Mordeu Picasso, de Antony Penrose. Tradução: Jose Rubens Siqueira. Ed. Cosac Naify.
Fontes: Cosac Naify e A Biblioteca de Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário