terça-feira, 3 de maio de 2011

Selecionados para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis divulga a lista oficial dos filmes selecionados para a sua 10ª edição, que acontece de 23 de junho a 10 de julho de 2011, no Teatro Governador Pedro Ivo. Entre os selecionados, predominam produções de São Paulo, com 31 curtas, seguido do Rio de Janeiro com 11, e Minas Gerais, com seis.

Há duas coproduções internacionais selecionadas: Uma coisa nova para Olli (Brasil/Inglaterra) e O Caminho das Gaivotas (Brasil/Cuba), que terá estreia nacional na Mostra de Cinema Infantil. Caminho das Gaivotas (na foto abaixo) faz parte de um termo de cooperação artística e técnica em animação para a infância assinado entre os ministérios de Cultura dos dois países. O curta narra a solidão na infância e resgata a tradição de contar histórias. A dublagem foi feita por Omara Portuondo, diva do grupo Buena Vista Social Club.

 
Todos os filmes selecionados para a Mostra Competitiva foram produzidos em 2010 e 2011, um sinal de que existe atualmente no Brasil uma produção regular voltada para as crianças, incluindo o gênero documental. “São três documentários bem realizados, especialmente porque trabalham com linguagem infanto-juvenil”, diz Melina Curi, curadora da Mostra. Um dos títulos selecionados deste gênero é Ele era um menino feliz - O Menino Maluquinho, 30 anos depois (sobre o qual já falamos neste post), de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini, de São Paulo, sobre a publicação há três décadas do livro de Ziraldo.

Confira a lista completa no site da Mostra.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis)
Por Paula Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário