quarta-feira, 8 de junho de 2011

FITA Floripa começa no domingo

Dica para os moradores de Santa Catarina: vai começar o FITA Floripa, Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis. Nos palcos do FITA, bonecos, máscaras, sombras, luvas, objetos e outros tantos elementos ganham vida nas mãos de sensíveis atores-manipuladores.


A abertura do 5ª edição do evento acontece neste domingo, 12/06, às 20h, em Florianópolis, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, e terá no palco a companhia finlandesa W.H.S, que apresentará “Kekusteluja”, obra do novo circo experimental, resultado da parceria do malabarista Ville Walo e o mágico Kalle Hakkarainen, que contempla a comunicação, a manipulação de objetos de cena, o trabalho com sombras, tudo combinado a projeções de cinema e vídeo no corpo dos atores.

Kekuseluja, da companhia W.H.S.

Neste ano, o número de cidades que vão receber o evento aumentou. Além da capital, com apresentaões em vários locais, o Festival, que é um dos mais importantes do gênero no país, vai acontecer em outras seis cidades catarinenses: Criciúma, Lages, Itajaí, Joinville, Blumenau e Chapecó.

No dia 13 de junho, haverá o tradicional cortejo de abertura do FITA pelas ruas da capital, com saída do Museu Cruz e Sousa, às 15h. Este ano o desfile contará com bonecos gigantes reciclados confeccionados em oficina no Museu do Lixo, da Comcap, com o bloco de maracatu Arrasta Ilha e com o grupo de Boi de mamão Arreda Boi. Destaque para a companhia De Pernas para o Ar, do Rio Grande do Sul, que povoará as ruas de Florianópolis com os bonecos gigantes do espetáculo “MIRA”.

Além das apresentações teatrais, a programação do FITA contará com palestras, oficinas, exposições e mesas de conversas, o que vai movimentar universitários, escolas, profissionais da área e o público em geral por meio da aproximação, contato, vivência, formação cultural e experiência estética que essa linguagem proporciona. O evento, como nas edições anteriores, terá apresentações pagas e outras gratuitas abertas à comunidade.


Vai lá: Abertura do 5º FITA Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis, com o espetáculo “Kekusteluja”, da companhia finlandesa W.H.S.
Quando: Domingo, dia 12 de junho de 2011, às 20h.
Onde:  Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis-SC

FITA Floripa: de 12 a 19 de junho. Mais em www.fitafloripa.com.br
Por Paula Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário