terça-feira, 27 de setembro de 2011

Lançamento da coleção Folia de Papel

Neste sábado, dia 01 de outubro, a Jujuba Editora lança na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, em São Paulo, a coleção de livros-objeto Folia de Papel, projeto da artista plástica Edith Derdyk que reúne trabalhos de Alice Ruiz, Luiz Tatit, Aline Abreu, Andrés Sandoval, Dante Ozzetti, Carlos Matuck e Laura Teixeira.

A coleção funciona assim: "uma única folha que você corta, desdobra, dobra de novo… e um livro nasce! Depois, é só começar tudo de novo e um outro surgirá!" Cada livro vem com uma pasta e duas folhas (uma colorida e outra para a criança pintar). A folha colorida possui um recorte que possibilita uma grande variação de dobras e várias formas de leitura.

A ideia é que a criança interaja no processo de criação das histórias. Ao destacar a folha, vincar e cortar nas linhas indicadas, ela tem a possibilidade de articular as dobras da forma que achar mais interessante e criar sua própria narrativa. E o processo pode ser repetido muitas e muitas vezes, de maneiras diferentes.
São seis títulos, cada um com uma dupla de artistas. Para Edith, utilizar apenas uma folha que, com cortes e dobras indicadas, vire um livro, é uma experiência que remete às esculturas de Amilcar de Castro. “Ele inventou um procedimento escultórico único: a partir de uma chapa aberta, de um corte, de uma ou mais dobras, a chapa se tridimensionaliza. Nesta coleção, a criança também experimenta a passagem da folha – plano bidimensional – para o livro – objeto tridimensional”, diz ela, que vem trabalhando neste projeto há três anos.

Os livros:

Água de Pegar – Laura Teixeira. Texto e imagem se constroem no curso do rio, seguindo o olhar a partir dos peixinhos.

Anilina – Andres Sandoval. Livro de imagens que começa com o nome, que pode ser lido de trás pra frente. Para cada parte que desmonta, outra é montada, criando outra narrativa visual.

Dois Haikais – Texto de Alice Ruiz e imagens de Aline Abreu. Ao entrar na estrutura do Folia de Papel, o haikai é desconstruído para se construir novamente.

O Gato, o Novelo e o PassarinhoEdith Derdyk. Fios que se enrolam e desenrolam, numa brincadeira entre o gato, que corre atrás do novelo, puxado pelo passarinho.

Milhares de Formigas, Milhares de EstrelasEdith Derdyk. Um trabalho de perspectivas. As estrelas a partir do olhar das formigas, as formigas a partir do olhar das estrelas.

Visões – Texto de Luiz Tatit e Dante Ozzetti, e imagens de Carlos Matuck. Nome de uma canção feita por Tatit e Ozzetti. Foram escolhidas duas estrofes, que formam muitas outras, a partir das combinações das palavras.

Haverá ainda bate-papo com os artistas e escritores da coleção, além de uma oficina de criação de um livro Folia de Papel e contação de histórias para crianças. Imperdível, não?

Vai lá: Lançamento da coleção Folia de Papel, Livraria da Vila, 16h (R. Fradique Coutinho, 915, São Paulo) - (11) 38114 5811

Informações: site Garapa Paulista
Por Paula Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário